quarta-feira, 15 de março de 2017

Branding, Internet e Mudança no Modo de Consumo

Pude notar, ao longo de minha experiência no ambiente digital, que vem desde 2004, uma alteração no modo de consumo à partir do crescimento no mercado online de varejo. Com o acesso livre as milhares de interações online, os consumidores agora tem em suas mãos numerosas fontes de informações que o ajudam na decisão de compra. Tudo isto estimula o consumo e também aumentar a oferta de opções, tanto de lojas como destes mesmos produtos ou serviços. Em uma conversa informal com uma amiga sobre o mundo digital, entramos no assunto ‘compra online’. E ela logo disparou “engraçado, hoje em dia ninguém tem mais medo de comprar pela internet”. Quem ainda não teve uma experiência de compra online é estimulado por aqueles que já tiveram.

Um ponto importante de ser destacado nessa reviravolta da maneira de compra é o comportamento online de nós consumidores: buscamos mais informações e experiências sobre uma determinada marca, produto ou serviço para só, a partir daí, fazer a escolha. A busca de informações são cruzadas, pois levam em conta desde características do item pesquisado como também a opinião de outros consumidores do mesmo produto ou serviço de interesse. Até mesmo a imagem da marca e o valor percebido também podem ser importantes influenciadores.
Chegamos num ponto importante, a gestão de marca! O branding, nome que se dá ao processo de construção de uma marca, sendo no meio físico ou digital é competência básica de um bom profissional de marketing. Este profissional trabalha as impressões e a relação que o consumidor tem a respeito do produto ou serviço ofertado pela empresa, a imagem que ela passa e o que ela representa na vida de seu público de interesse. As ações de marketing viraram ações de branding, ou seja, reforçam a presença da marca em determinada mídia, criando um vínculo de lembrança e associações na mente do público.
Então chegamos num ponto chave que é a importância do branding digital. Muitas empresas e anunciantes não se deram conta que, além de anunciar para vender, existe a necessidade em se construir uma imagem na web. Nesta estratégia também inclui a elaboração de conteúdos relevantes voltados ao público. A web é uma forte arma para estabelecer um relacionamento. São inúmeras ferramentas de mídias sociais presentes e que podem ser exploradas para um ganho de imagem e presença na rede online.

Por fim, é importante frisar que o consumidor esta comprando mais, buscando mais informações para decidir a compra; a imagem e atitude de marca são importantes para a tomada desta decisão. Gerar uma experiência individual, manter canais de informação e diálogo são fundamentais para atrair e se relacionar com este público.

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