quinta-feira, 13 de julho de 2017

Instagram: Guia Prático

O Instagram é certamente a rede social de compartilhamento de imagens e pequenos vídeos mais famosa do momento. Além de tudo, seu uso é bastante descomplicado. Basta postar uma boa imagem e um pequeno texto se preferir e pronto: já tem conteúdo para alcançar seu público e gerar interação. O público principal do aplicativo são pessoas entre 18 e 35 anos.
O aplicativo de compartilhamento de fotos e pequenos vídeos já nasceu em forma de rede social. Por isso ele é o que melhor trabalha a experiência mobile do usuário. É possível também integra-lo com outras redes sociais, permitindo com que o usuário compartilhe conteúdos do seu perfil em outras redes simultaneamente.
Para “bombar” nesta rede não existe mágica. Não fazer bonito apenas, é preciso fazer bem feito. E os resultados você colhe com o tempo. Para angariar seguidores fieis, gerar engajamento e ter sucesso na rede é preciso seguir alguns passos importantes. Aí vai alguns deles.
Qual seu objetivo com o Instagram?
É importante ter objetivo definidos com o uso do APP. O que mais importa, independente de você já ter um perfil ativo ou estiver começando é a idealização do que pretende atingir com a conta da sua empresa no Instagram e o quê a rede social poderá ajudar. Também é importante saber quem é o seu público de interesse e o tipo de linguagem que utilizará é muito importante.

Tenha Linha Editorial de Conteúdo
Não faça postagens aleatórias no Instagram só pelo fato de ser uma rede social popular. É importante ter consciência sobre conteúdo e fazer algo de valor com o conteúdo que você irá compartilhar: publicação com conteúdo que vá de encontro aos interesses do seu público, obtendo relevância para o mesmo. Compartilhe conteúdo importante e de qualidade pensando naqueles que te seguem. Uma dica é fazer uma lista dos tipos de conteúdos que você acha interessante publicar e que vá te ajudar a gerar engajamento.
Evite fazer mais do mesmo: seja autêntico e crie uma personalidade para as marca que vá conversar verdadeiramente com seus seguidores.

Questões-chave: Você irá focar no seu produto ou serviço? Na sua equipe? Que tipo de imagem você irá postar? E vídeos? Qualidade importa na rede social e é essencial que suas postagens sejam bem feitas.

Sugestão para Alcançar mais Seguidores         
1 - Integre sua conta com outras redes sociais

2 - Use as hashtags (#)

3 - Interaja com seus seguidores e outros perfis

4 - Aposte em boas fotos

5 - Tenha frequência no uso da rede social
Neste caso, também é importante estabelecer um equilíbrio entre as postagens. Ou seja, entre fotos divertidas e fotos do seu negócio. O Instagram é uma rede social que pode ser bem informal, perfeita para compartilhar momentos descontraídos, informais e mais divertidos da sua empresa e equipe no dia-a-dia. Use essas postagens para mostrar quem é você e o que você faz. O Instastories é ideal. Se for fazer isso na sua timeline de fotos e imagens, saiba manter o equilíbrio destes dois tipos de imagens e perceba como é a interação dos seguidores para balizar as próximas publicações.

7 - Curta as fotos de outros usuários

8 - Não tenha medo de mostrar seu estilo de vida

9 - Promova sorteios

10 - Crie e conte histórias para encantar os seguidores
Além da postagem de fotos ou pequenos vídeos publicados na timeline, é possível contar histórias com a produção pequenos vídeos. Informações importantes, conteúdos divertidos e que tenham a ver com seu negócio, momentos únicos de sua rotina, mostrar sua equipe, fazer preview de novos produtos, compartilhar notícias importantes sobre a marca. Também, o Instastories é uma ferramenta que aproxima você de seus seguidores. Por serem vídeos mais aleatórios e que serão apagados em 24horas, é importante mostrar muita simpatia e revelar o cotidiano no âmbito do seu trabalho.

11 - Palavras-chave, hashtags, link na “bio” e call to action

12 - Postagens de seguidores
Uma boa forma de criar engajamento é seguir outras contas no Instagram. Perfis de empresas parceiras e marcas fortes no seu seguimento é importante para você se manter atualizado sobre tendências e conteúdo de interesse próprio e de seus seguidores. Seguir outros usuários que interagem constantemente com seu perfil mostra que você presta atenção e dá importância para seu seguidores fiéis. Também é importante interagir com outros usuários, isso ajuda a criar mais engajamento com seu público e é essencial para humanizar sua marca e mostrar aos seus clientes que você está presente e se importa com eles. Curta fotos que mencionem sua empresa, comente em posts de seus clientes e use hashtags nos comentários. Estabelecer esse diálogo próximo pode diferencia-lo de seus concorrentes.

13 - Use a marcação de mapas nas postagens fotos. Marque também outras pessoas

14 - Explore fotos de pessoas, use mais gente e menos objetos nas publicações

15 - Gere interação em suas legendas, faça perguntas, peça opinião

16 - Curta e compartilhe [repost] fotos de seus seguidores

17 - Promova sua conta fora do Instagram

18 - Use citações engraçadas, inspiradores e motivacionais

19 - Crie uma comunidade com conteúdo interessante e de valor. Interaja
É importante inserir texto em suas postagens, mas o ideal é ser objetivo: não exagere no tamanho do texto, pode incomodar seus seguidores. Use o espaço para gerar interação, mantendo um diálogo, sempre estimulando o engajamento daqueles que estão vendo a publicação. Utilize as hashtags (#), sendo coerente com o conteúdo publicado. Use apenas as palavras essenciais como marcadores da postagem relacionadas com o que esta dizendo com a imagem ou vídeo compartilhado.

20 - Inspire seus seguidores
Ex.: Para empresas de moda, posts que estimulem likes com a apresentação de sugestões de looks para ocasiões especiais.

21 - Peça marcação de alguém e estimule a participação
Tática eficiente para estabelecer engajamento. Crie mensagens que inspiram as pessoas a fazer exatamente isso - interagir. Você pode indicar citações de personalidades que estejam contextualizadas com seu negócio, mostrar situações engraçadas e pedir que marquem um amigo o qual as pessoas vêem nesta situação, além de inúmeras outras formas.

22 - Aproveite as datas comemorativas para fazer promoções, parabenizar etc

23 - Planeje, tenha um calendário de postagem

Defina e tenha em mente uma periodicidade de publicações, mas que ela possa ser flexível. Separe por semanas, temas e planeje suas ações para que você não fique sem conteúdo. O Instagram não permite a programação de postagens. Então o segredo é ser flexível, espontâneo e sabia aproveitar as oportunidades interessantes de produção de bom conteúdo que aparecem para você. Tenha um estilo definido que dialogue com a mensagem que você quer passar para seu público. Você pode editar suas fotos e vídeos de várias formas. Ainda sim é importante ter consciência da estética e que o visual daquilo que é publicado converse com tudo que sua empresa representa

Essas foram algumas dias para aumentar o número de seguidores. Conhece mais alguma? Deixe sua sugestão nos comentários! 

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